quinta-feira, 20 de maio de 2010

Equipe de Coodernação (Professoras: Andréa Miranda, Socorro Teixeira, Ivone Baia e Elzalina Moraes)

A esquerda as autoridades convidadas

Professores & Funcionários

Hoje dia 20/05/2010 as Escolas Estaduais DrªEster Mouta Dalcídio Jurandir fizeram a abertura oficial do projeto " Escola em prevenção a violência e ao uso das drogas". A comunidade escolar ganhou muito com esse evento. Porque conseguimos mobilizar a sociedade local para se unir as escolas nessa empreitada. Abaixo um pequeno resumo da apresentação

A violência e as drogas infelizmente já estão presentes em nossa comunidade precisamos nos unir e COMBATER!
 Professores e funcionários


Introdução/Justificativa:
O uso indevido de drogas e o aumento da violência tem sido observado na escola, como um reflexo social. Neste sentido, não podemos fingir que não existe! Assim, resolvemos mobilizar a sociedade local para encontrarmos uma solução viável para prevenir a inserção de nossos alunos nesse meio. Bem como, desenvolvermos ações na escola de caráter educativo e preventivo.

Objetivo Geral:
Criar um programa permanente de prevenção a violência e ao uso indevido de drogas, a fim de orientar, sensibilizar e prevenir a comunidade escolar sobre as conseqüências negativas e danosas geradas pela violência e pelo uso de drogas no contexto social.

Objetivos Específicos:
1. Integrar todas as ações que serão desenvolvidas na escola durante o ano para trabalhar com a temática de prevenção a violência e ao uso de drogas.
2. Sensibilizar e despertar a comunidade escolar sobre a necessidade de abordar a temática em questão de forma aberta e esclarecedora.
3. Promover palestras, oficinas, rodas de conversas e eventos abordando a temática “Drogas & Violência: causas e conseqüências”
4. Mobilizar a comunidade escolar para participar de ações de prevenção ao uso indevido de drogas e desenvolver a cultura de “não a violência”.
5. Orientar os discentes na produção de materiais informativos sobre a temática.
6. Motivar o desenvolvimento de expressões artísticas (peças, músicas, poesias, entre outros) que abordem os objetivos do projeto.
7. Mobilizar a comunidade local para nos ajudar nessa empreitada.

Tendo em vista que se trata de um GRAVE problema social que afeta toda a comunidade, as escolas Estaduais: Ester Mouta e Dalcídio Jurandir convocam toda a comunidade pontapedrense a se envolver! Pois, temos a consciência que a parceria e a mobilização de todas as esferas da sociedade local inibirá a ação de narcotraficantes no município.

Assim perguntamos:
Como o poder executivo poderá nos ajudar? (Prefeitura)
Com o poder legislativo poderá nos ajudar? (vereadores)
Como o poder judiciário poderá nos ajudar? (Fórum)
Como o Conselho Tutelar poderá nos ajudar? (Conselheiros)]
Como a Policia Civil e Militar poderão nos ajudar? (Delegado e Comte. Do Batalhão/PM)
Como as autoridades religiosas poderão nos ajudar? (pastores, padres, etc.)
Pais, responsáveis, alunos, professores como vocês poderão nos ajudar?

Todos nós poderemos nos tornar vítimas de uma sociedade violenta, drogada e descontrolada! Ou podemos nos comprometer e darmos um passo a frente da marginalização que quer envolver nossos filhos, jovens e alunos.
Contamos com você !
Conte conosco!
OBRIGADA!

3 comentários:

  1. essa leitura vai me ajudar a resolver meu trabalho de sociologia.me espere professora meu trabalho estará pronto.

    ResponderExcluir
  2. com essa leitura eu vou poder elaborar melhor meu trabalho de sociologia.

    ResponderExcluir
  3. Escola Dalcídio Jurandir1 de junho de 2010 às 14:52

    Essa é uma "ação-atitude"!

    A sociedade não pode ficar de braços cruzados esperando o poder público agir, nós somos afetados diretamente pela ausência do governo, então é hora de mobilização.

    ResponderExcluir